domingo, 6 de abril de 2008

O CLIMA É PROBLEMA SEU

O clima é problema seu - por Tita Berton, no 1º semestre de 2008, em http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas/mept_materia1.shtml

Antes de preencher (ou ignorar) aquele formulário que anualmente aparece na sua mesa ou invade sua caixa de e-mail para avaliar o quanto você é feliz na empresa, pense. Pense novamente. E pense mais uma vez. A forma como você participa desse processo é fundamental para o sucesso da gestão do ambiente de trabalho. Muitos encaram essa participação como um “desperdício de tempo”. Em empresas que alimentam essa cultura, os gestores acreditam que poderão dar tudo o que os funcionários pedem no “balcão de informações”, e os funcionários, por sua vez, vão esperar exatamente isso dos chefes. A má notícia é que nenhuma das partes terá sucesso na empreitada e todos ficarão insatisfeitos. Resultado: o clima na empresa irá de mal a pior.
Daí a importância de preencher o questionário da pesquisa, criticar e dizer o que acha bom e o que deve melhorar.A pesquisa do ambiente organizacional é um retrato do cenário da empresa pintado por quem mais entende de gestão de pessoas naquela hora: seus funcionários.
Ao permitir que seus funcionários tracem esse retrato, a empresa tem um poderoso instrumento em mãos para ajudá-la em duas missões de extrema importância: a primeira é estudar como reverter os pontos negativos percebidos pelo time em pontos positivos; a segunda é trabalhar para manter as práticas avaliadas como boas pelos funcionários nos próximos anos.
Que tal ser o crítico que trabalha para algo realmente construtivo para o seu ambiente e a sua carreira? Quando sair o resultado da percepção do time, você terá a chance de avaliar o clima com esse novo olhar e entender qual é a sua contribuição para a construção de um lugar em que as pessoas possam ser felizes no trabalho.
Agindo assim,você vai ganhar “consciência organizacional”. Ponto para todos.


ANÁLISE CRÍTICA

O tema é tratado de maneira clara, colocando a necessidade da participação efetiva do empregado, quando esta for uma ferramenta de gestão utilizada pela empresa. O processo não pode ser observado como perda de tempo e os questionários
(pesquisa de satisfação com a empresa e clima organizacional) devem ser vistos como uma oportunidade de colocarmos nossas impressões, visões e idéias. O risco que as empresas e empregados correm é que se essas pesquisas não forem encaradas com seriedade, não atingirão o principal objetivo, que é o de melhorar efetivamente o clima na empresa.
Nessa análise crítica enfim percebe-se que:
Para o empregado, a pesquisa do clima organizacional deve ser vista como a oportunidade de expor suas insatisfações e também suas aprovações quanto aos processos e rotinas.
E, o empregador, ao ouvir quem mais entende dos processos, isto é: os funcionários que os vivenciam dia a dia, tem utilizar esta ferramenta para melhorar o que foi criticado e manter o que foi elogiado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na postagem foi relatado de forma clara e precisa sobre a importância da participação efetiva do empregado na pesquisa de satisfação com a empresa e clima organizacional, quando esta for uma ferramenta de gestão utilizada pela empresa. Onde o processo não deve ser encarado como perda de tempo e sim vistos como uma oportunidade de colocarmos nossas impressões, visões e idéias. Na análise crítica temos que na percepição do empregado, a pesquisa do clima organizacional deve ser encarada como a oportunidade de expor suas insatisfações e também suas aprovações quanto aos processos e rotinas.
E que o empregador, ao ouvir os funcionários , tem que utilizar esta ferramenta para melhorar os pontos que foram mau avaliados e procurar manter ou aprimorar o que foi bem avaliado.