quinta-feira, 17 de abril de 2008

GINÁSTICA LABORAL


Programas de ginástica laboral - por Alison Alfred Klein, em 25/05/2008, em http://www.clicnews.com.br/artigos/view.htm?id=73483

A Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos leves, desenvolvidos para o ambiente de trabalho. Ela pode ser realizada no início (preparatória), durante (compensatória) ou no final (relaxamento) da sua jornada de trabalho. Um programa de ginástica laboral é constituído de um planejamento de atividades voltadas para a prevenção e a saúde do trabalhador, tendo como principal ferramenta a prática de exercícios construídos e aplicados com este fim.
Os benefícios da atividade não são só físicos, pois a prática ajuda também a recuperar o nível de atenção e capacidade de concentração após um determinado período de trabalho e favorece o relacionamento social, trabalho em equipe e relações interpessoais, por ser um momento de descontração. Enfim, contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador.


ANÁLISE CRÍTICA

De acordo com o autor do texto, a ginástica laboral começa a ser entendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.
A ginástica laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. Os seus exercícios que promovem adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, trabalham a redução postural, aliviam o stress, diminuem o sedentarismo, aumentam a integração social, melhoram o desempenho profissional e previnem lesões com doenças por traumas cumulativos, ou LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) entre outros.
Ela traz inúmeros benefícios para a empresa, diminuindo os problemas de saúde no trabalhador, tornando-se sinônimo de produtividade na empresa. Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de ginástica laboral.

2 comentários:

Sementes disse...

As abordagens estão bastante coerentes com o tema escolhido. A matéria sobre ginástica laboral, foi muito pertinente. Já participei de um programa assim, porém o mesmo acabou por falta de interesse dos próprios servidores do local, e como o próprio grupo destacou em sua análise, "a ginástica laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração”. Em relação ao blogger, muito bem estruturado e com ilustrações bem representativas para cada postagem.
Fátima Cristina Frizeiro de Castro Cotta (aluna do Adm.Ead - turma 02)

LOUCOS POR JESUS BRASIL disse...

trabalho com GL e tenho um blog... entrem e sigam... está em constante atualização: jclaboralbsb.blogspot.com