domingo, 4 de maio de 2008

MUITO MAIS DO QUE A CADEIRA CERTA




















Por Daniela de Lacerda, em http://vocesa.abril.com.br/equilibrio/aberto/ar_207962.shtml, sem data.

Quando se fala em ergonomia você logo pensa na postura correta e na cadeira ideal para cada funcionário? O conceito é bem mais amplo. O professor Mário César Ferreira, doutor em ergonomia e professor do Instituto de Psicologia da UnB (Universidade de Brasília), classifica a ergonomia como a ciência do trabalho, envolvendo não só as condições de trabalho, mas aspectos como as relações sócio-profissionais e as normas, rotinas e procedimentos do mundo corporativo. "Ergonomia não é cadeirologia", decreta.

A ergonomia agrega bem-estar no trabalho, eficiência nos processos produtivos e, como conseqüência, satisfação dos clientes. Envolve três grandes campos:
• Condições de trabalho (ruído, temperatura, iluminação, espaço, etc.)
• Organização do trabalho (incluindo aspectos como normas, rotinas, procedimentos e tempo)
• Relações sócio-profissionais (entre pares; entre chefes e subordinados; entre o profissional e seus clientes e fornecedores).


ANÁLISE CRÍTICA

A entrevista destaca que nas organizações, essas três áreas estão interligadas. O caráter básico da ergonomia é a interdisciplinariedade. Seus pilares são a psicologia e a fisiologia. Além disso, outras especialidades são convocadas, como arquitetura, engenharia, medicina, ciência da informação... Na maior parte das vezes, o especialista em ergonomia ainda é consultado pelas organizações sobre questões referentes ao mobiliário, ao posto de trabalho. Mas essa mentalidade está mudando.
O primeiro passo é pensar diferente. Não se muda a prática sem mudar a mentalidade. Em seguida, é preciso conceber e implantar um novo modelo de gestão do trabalho, com efetiva participação de todos, reconhecimento e desenvolvimento, autonomia e implantação de programas de qualidade de vida de natureza preventiva (e não paliativa).

Um comentário:

A vida como ela é... disse...

As postagens do blog estão coerentes e pertinentes ao tema. Destacam-se questões como a ergonomia, ginástica laboral, clima organizacional (aí muito importante os valores da organização), que refletiriam em como os colaboradores podem e devem trabalhar.
As emoções não foram esquecidas, o enfoque multidisciplinar muito bem destacado (afinal iniciativas isoladas não conseguiriam resultados práticos) demonstram que a equipe pesquisou os elementos de forma abrangente, bem como promoveu uma análise crítica consistente.

Aparecida das Graças Silva Cardoso Turma 1 - 200754008