quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O TRABALHADOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NOS SÉCULOS XVIII E XIX



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

RODRIGUES, MARCUS VINÍCIUS. Qualidade de Vida no Trabalho: evolução e análise no nível gerencial / Marcus Vinícius Rodrigues. 11. Ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

RESENHA DOS CAPÍTULOS 1, 2 E 3:

Esses capítulos contêm uma revisão bibliográfica dos conceitos e procedimentos relacionados com o comportamento, satisfação e preocupações com o indivíduo diante dos meios produtivos. Descreve a evolução da relação Indivíduo x Trabalho, desde o século XVIII, tomando como ponto de partida a Revolução Industrial. Os trabalhadores não tinham condições decentes de trabalho. A especialização, com a divisão das tarefas, provoca eficiência na produção. O salário passa a ser proporcional à produção do trabalhador, gerando uma relativa satisfação no trabalho. Taylor com suas idéias de divisão do trabalho em tarefas simples e pré-definidas, aproveitando a mão-de-obra não especializada, valoriza o trabalhador, lhe proporcionando motivação para produzir mais e ganhar mais e aparentemente proporcionando uma melhor QVT, apesar do desgaste físico quase desumano, numa visão atual, a que os trabalhadores estavam obrigados. Hoje, a motivação econômica proposta por Taylor não é mais suficiente para manter o trabalhador comprometido com a eficácia e produtividade, ou mesmo a ter satisfação no trabalho, mas suas idéias ainda estão vivas, nas muitas escolas sociais ou de produção e precisamos levá-las em conta ao analisarmos a Qualidade de Vida no Trabalho. Logo após conhecemos alguns estudos desenvolvidos por estudiosos do comportamento humano. O primeiro foi Elton Mayo, que chefiou uma experiência em uma fábrica situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Foi um movimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Administração, de Taylor, que fez brotar a Teoria das Relações Humanas. A seguir, Maslow e sua teoria da motivação humana, baseada numa hierarquia das necessidades humanas básicas, que serviu de apoio a McGregor para a análise das condições de vida e necessidades do indivíduo no trabalho. Foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. É mais conhecido pelas teorias de motivação X e Y. A primeira assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro. A segunda baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam trabalhar e finalmente Herzberg, com sua teoria da motivação, para que os fatores que influíam na produção da satisfação profissional eram desligados e distintos dos fatores que levavam a insatisfação profissional. Assim, os fatores que causavam satisfação estão relacionados a própria tarefa, relações com o que ele faz, reconhecimento pela realização da tarefa, natureza da tarefa, responsabilidade, promoção profissional e capacidade de melhor executá-la. Por outro lado, constatou-se que os fatores causadores de insatisfação são fatores ambientais, isto é, externos à tarefa, tais como: tipo de supervisão recebida no serviço, natureza das relações interpessoais, condição do ambiente onde o trabalho executado e finalmente o próprio salário.

MATÉRIA:

Gestão de pessoas no holofote das empresas – por Ângela Mota Sardelli, em 17/09/2008, em http://www.administradores.com.br/noticias/gestao_de_pessoas_no_holofote_das_empresas/17267/

RESUMO

Desde os tempos da "Revolução Industrial" ( século XVIII, Inglaterra), com o surgimento das fábricas e do trabalho assalariado, as relações sociais sofreram muitas transformações. O trabalhador ganhou espaço e as organizações passaram a se preocupar em acabar com os inúmeros conflitos e problemas como a extensa jornada de até 14 horas de trabalho, a fadiga, os acidentes no trabalho, entre outros comuns naquela época.
Cem anos depois, a psicologia apareceu como área inovadora na análise do comportamento humano e com propostas para o bem-estar do trabalhador, pois é crescente a necessidade de aumentar a produção e maximizar a eficiência do trabalho humano. As mudanças foram muitas. Hoje, temos um cenário com grandes organizações, relações complexas entre pessoas e o trabalho, mudança nas profissões e nas funções, competição de talentos, sendo o conhecimento, o objeto de desejo do mundo corporativo. Não podemos esquecer a própria concorrência que as companhias enfrentam diariamente na disputa pela fidelização de clientes. É incontestável que os profissionais hoje devem ser vistos sob outra ótica e que os discursos das organizações estão desalinhados com a adequada e verdadeira prática de gestão de pessoas.
É sabido que as empresas que resolveram encarar o desafio da efetiva valorização de colaboradores, investir no aprendizado, na participação e na fixação de objetivos comuns, tiveram uma melhoria no desempenho da organização.

ANÁLISE CRÍTICA

De acordo com a matéria jornalística observamos que hoje existe a preocupação com as relações trabalhistas, em contradição com o que acontecia nos séculos XVIII e XIX, quando o trabalhador era obrigado a cargas horárias diárias estendidas, ambientes de trabalho escuros e opressivos e salários irrisórios.
As circunstâncias nefastas vividas pelas classes menos favorecidas deram-se pela necessidade dos detentores do poder econômico em alcançar vultosos lucros, de forma que os impossibilitava de enxergar a existência da dignidade humana.
O desenvolvimento científico e tecnológico experimentado a partir da Revolução Industrial representou um grande marco para as relações humanas.
Hoje existe todo um sistema jurídico de proteção ao trabalhador, no que diz respeito às suas condições mínimas de trabalho, em especial na busca por uma limitação de jornada de trabalho e fixação de uma retribuição mínima pelo labor, além da preocupação com a qualidade de vida no trabalho já que é nas empresas que passamos a maior parte de nossas vidas, sendo natural que as transformemos em lugares mais aprazíveis e saudáveis para a execução de nosso trabalho.

3 comentários:

Anônimo disse...

bleeee que PODREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

ROSANGELA disse...

MUITO BOM! ESCLARECEU AS MINHAS DÚVIDAS.

Anônimo disse...

podre porque vc nao vai na escola e nao sabe de nada do que disee ai em cima ok vc pra falar a verdade nem leu ne kkk