domingo, 23 de novembro de 2008

QVT: CONCEITUAÇÕES E PERSPECTIVAS


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

RODRIGUES, MARCUS VINÍCIUS. Qualidade de Vida no Trabalho: evolução e análise no nível gerencial / Marcus Vinícius Rodrigues. 11. Ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

RESENHA DO CAPÍTULO 6

A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência. Com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.
Não podemos desprezar, por exemplo, os ensinamentos de Euclides de Alexandria sobre princípios de geometria, a 300 anos a.C., e que foram aplicados para melhorar o método de trabalho dos agricultores à margem do Nilo, ou a “Lei das Alavancas”, de Arquimedes, que, em 287 a.C., veio diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores. Estes são alguns fatos históricos que vieram alterar a forma de execução da tarefa, trazendo intrinsecamente uma malhoria nas condições de trabalho e bem-estar do trabalhador. Como estes, seria possível citar centenas de outros exemplos. Mas o importante é explicar que já nas primeiras civilizações as preocupações com a forma de execução das tarefas existiam e que vários foram os métodos ou teorias que, aplicados, minimizaram o mal-estar ou esforço físico do trabalhador.


Para pensar:

“Sem trabalho, toda vida apodrece. Mas, sob um trabalho sem alma a vida sufoca e morre”
-Albert CAMPUS-

“Sinto um forte receio de que o desenvolvimento das ciências do comportamento possa ser utilizado para controlar o indivíduo ou para aliená-lo da sua personalidade”
-Carl ROGERS-

“O que é necessário explicar não é que o faminto roube ou que o explorado entre em greve, mas por que razão a maioria dos famintos não rouba e a maioria dos explorados não entra em greve”
-Wilheim REICH-

“Todo homem busca uma meta: Sucesso ou felicidade. O único caminho para se alcançar o verdadeiro sucesso é colocar a si próprio completamente a serviço da sociedade. Primeiro, ter um ideal definido, claro e prático – uma meta, um objetivo. Segundo, ter os meios necessários para alcançar seus propósitos – sabedoria, dinheiro, materiais e métodos. Terceiro, ajustar seus meios a seus propósitos.”
-Aristóteles-

“Se desejamos saber como as pessoas sentem - qual sua experiência interior, o que lembram,como são suas emoções e seus motivos, quais as razões para agir como o fazem – por que não perguntar a elas?”
- G.W.ALLPORT-

“É sempre mais fácil falar sobre a mudança do que promovê-la. É mais fácil consultar do que administrar.”
- Alvin TOFFLER –



MATÉRIA

Fórum VOCÊ S/A de RH 2008 – por Amanda Salim, 10/2008, em http://vocesa.abril.uol.com.br/informado/aberto/ar_395161.shtml

RESUMO

Aconteceu no dia 27 de outubro o Fórum VOCÊ S?A – Encontro das Melhores Empresas para Você Trabalhar. O Objetivo foi disseminar as melhores práticas de gestão de pessoas no país.
O Fórum foi baseado na pesquisa “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” e que comprova que as melhores empresas para se trabalhar têm funcionários mais satisfeitos e, portanto, são mais rentáveis, eficientes e competitivas.
Um dos palestrantes , o consultor César Souza, provocou os convidados questionando-os sobre os principais desafios do departamento de RH em suas companhias. A grande maioria da platéia respondeu que desenvolvimento de líderes e sucessores é seu principal desafio. Ao mesmo tempo, 75,5% dos convidados afirmou não ter um sucessor identificado e reconhecido pelo alto escalão de suas companhias. “É preciso inspirar por exemplos”.

ANÁLISE CRÍTICA

A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários. A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total. Acompanhando esta qualidade total também surgiu a QVT, que está focalizada no potencial humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo.
É importante ressaltar que o ser humano traz consigo sentimentos, ambições, cria
expectativas, envolve-se, busca o crescimento dentro daquilo que desenvolve e realiza. Então, é preciso que deixemos de lado aquela idéia de que o homem trabalha tão somente para a obtenção do salário, que nega seus sentimentos, que não se frustra com a falta de crescimento, que não se aborrece com o total descaso dos seus gestores que apenas lhe cobram a tarefa e não o orientam para a real situação da empresa, que lhe negam o acesso às informações, que o tratam apenas como uma peça a mais no processo de produção. É necessário que saibamos que, cada vez que ele entra na empresa, está entrando um “ser” integrado e indivisível, com direito a todos os sonhos de auto-estima e auto-realização.
Favorecer o desenvolvimento de um perfil humano condizente com os padrões do
paradigma imergente consiste em construir os alicerces para uma organização inteligente e inovadora. Respeitar o trabalhador como “ser humano” significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável. Investimento em qualidade de vida significa investimento no progresso da sociedade e da economia global.

Nenhum comentário: